Lago da Memória - Legião Urbana e suas referências: Entrevista: Célia Porto

14.9.07

Entrevista: Célia Porto

A primeira entrevistada no Lago da Memória é a cantora Célia Porto: brasiliense, três discos lançados e fã de Legião Urbana. Tão fã que demonstrou sua admiração pela banda e pelo amigo Renato Russo gravando um disco formado por versões das músicas do grupo fundado na Capital Federal. "Célia Porto Canta Legião Urbana" foi lançado em 1996 e registra 14 canções legionárias, dentre as quais está "Daniel na Cova dos Leões", primeira música-tema do blog. A versão de Célia para a música pode ser baixada no site oficial da cantora.

Em entrevista por e-mail dada nos dia 25/10/2006 (e complementada em 13/09/2007) Célia conta um pouco sobre sua admiração e amizade por Renato Russo, além de falar sobre o que vem por aí em sua carreira.


No disco "Célia Porto Canta Legião Urbana" você regravou Daniel Na Cova dos Leões, tema da primeira matéria do blog. Qual sua interpretação sobre essa música? Qual o motivo de tê-la escolhido como umas das canções do seu álbum?

Bem, eu considero Daniel na Cova dos Leões uma música ousada. É de grande coragem do Renato abordar um tema complicado como o homossexualismo, até mesmo numa conversa de bar, numa canção Pop. Eu a escolhi por que é uma Música forte de coragem, um grito. Esta liberdade me fascina e na maioria das vezes, é por aí que escolho meu repertório, pela ousadia ou pela simples e corriqueira forma do compositor abordar os temas.

Você nasceu em Brasília e por uma destas coincidências faz aniversário um dia depois que Renato Russo... Vem de quando a admiração pela obra do Renato na Legião Urbana?

Acho legal esta coincidência das datas de aniversário, me sinto lisonjeada. Eu nasci em Brasília e admiro o Renato desde a Legião Urbana. Não o acompanhei quando era do Aborto Elétrico. Eu gostava daquele momento Punk Nacional e a gente cantava "..tire suas mãos de mim..." com muita propriedade, era um desabafo pra quem tinha 15 anos. E depois você ligar o rádio e ouvir Rock Nacional quase 100% foi marcante. Gritar e desabafar na sua língua, UAU!

E o disco "Célia Porto Canta Legião Urbana" ? Gostaria de saber como surgiu a idéia, qual o critério para escolha das músicas e como foi o contato com o Renato na hora de gravar o cd. Além disso, como foi a recepção do trabalho pelos fãs da Legião Urbana?

A idéia do disco Célia Porto canta Legião Urbana foi do Renio Quintas. Ele me fez a proposta de cantar um só compositor e achou que o Renato seria o grande achado, pois é trabalho de Brasília. Então uma cantora brasiliense cantando um compositor brasiliense; podemos considerar o Renato assim. Aí foi fácil: eu sou fã, tenho todos os discos. Ligamos para o Renato no mesmo dia da idéia, ele mesmo atendeu, falamos do projeto e ele concordou naquele momento... escolhi 60 Músicas, mas só 14 para o disco. O Renato escolheu duas: Esperando Por Mim e Os Anjos. As outras eu mesma [escolhi].

Ficou alguma versão de outra canção de fora do cd?

Fora do CD ficaram muitas mas é assim mesmno. Aí eu canto nos shows: "Índios", Eduardo e Mônica, Dezesseis, Por Enquanto, Giz, Marcianos Invadem a Terra, Metal Contra as Nuvens, Vento no Litoral. Mas aí era fazer Célia Canta Legião Urbana 2 :-)

Você tinha/tem contato com o Bonfá, com o Dado e com o Renato Rocha?

Não, o único contato que tive com o Dado e Bonfá foi depois da morte do Renato. Já Renato Rocha (Negrete) encontro aqui em Brasília, já foi no nosso estúdio, tocou. Agora em setembro no aniversário do Café da Rua 08, um bar badalado aqui em Brasília. É gente boa!

E com Renato Russo?

Com Renato tenho contato desde 95 quando gravei Boomerang Blues no meu 1.º CD. Ele era muito amigo do Renio. Nos encontramos na entrega do Prêmio Sharp de Música 95, ele concorrendo com o Stonewall Celebration Concert e eu com o meu primeiro CD! Eu torcia por ele e ele por mim, legal né? :) Não levamos mas, valeu.

São 10 anos sem Renato Russo. Já são 10 anos desde o fim da Legião Urbana. Qual a importância, 10 anos depois, que a Legião Urbana tem na história do rock brasileiro? [NE: nota-se aqui claramente que a base da entrevista foi realizada em 2006 :)]

Penso que a Legião e Renato Russo são eternos, pois aumenta a cada geração seu fã clube. Hoje temos legionários com idade de 10 anos porque seu pai de 40 anos mantém essa chama acesa. "Se fosse só sentir saudade, mas tem sempre algo mais..." Urbana Legio Omnia Vincit.

Voltando a falar de sua carreira: algum novo trabalho em andamento? Quais seus planos profissionais para o futuro?

Bom, agora preparo meu 4.º CD que está em pré-produção. É um trabalho acústico, ou seja, Voz e Piano, com repertório de músicas de alguns compositores paulistas que conheci: José Miguel Wisnik, Kléber Albuquerque. Vai ficar legal, por que já venho fazendo shows neste formato e o público tem gostado muito. Mantenho "Índios" do Renato, que fica linda e muito forte nessa versão.

Em 1997 foi lançado um clipe seu da música Esperando Por Mim e muito "legionários" se dizem curiosos em saber como é o clipe. Onde é possível assistir o vídeo?

A Ponte Studio, minha gravadora, vai lançar um DVD com shows, entrevistas, tudo sobre Célia Porto Canta Legião Urbana, e o clip com certeza estará dentro. Deve ser lançado no Aniversário de Brasília (Abril/2007), não tenho certeza. Estão resolvendo a parte burocrática das liberações dos Direitos Autorais.

Que País é Esse, Célia Porto?

É a Porra do Brasil. Assim a gente respondia nos Shows da Legião. Mas hoje, com menos explosão dos 15 anos, penso que nosso Brasil é um país que vem tomando consciencia ecológica, espiritual, ética e até política. Mesmo com as barbaridades eu sou otimista e acho que a gente aprende e cria a cada crise.

Sua música favorita da Legião Urbana: Puxa, que difícil, mas vou eleger aqui "Índios" como música favorita.

Disco favorito da Legião Urbana: Dois e V

Banda/artista em atividade preferido: As bandas O Rappa e Os Mocambos (DF) e um artista, Bono Vox - U2.

Site Oficial de Célia Porto

Marcadores: ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

heheh show de bola

sexta-feira, novembro 09, 2007 1:34:00 PM  

Postar um comentário

<< Home