Lago da Memória - Legião Urbana e suas referências: Daniel

14.9.07

Daniel

Quem foi Daniel?
Daniel foi um dos profetas da Bíblia no Antigo Testamento. No Livro de Daniel são contadas sua vida e sua profecias.

Daniel Na Cova dos Leões
É título do capítulo 6 do Livro de Daniel onde o protagonista, a esta altura, é um dos príncipes (espécie de ministro) do Rei Dario, sucessor de Baltasar, na Babilônia. Por seu prestígio e confiança junto ao rei, Daniel acabou sendo alvo da inveja dos demais príncipes e sátrapas que, buscando uma oportunidade de tirá-lo do caminho, incitaram Dario a assinar um decreto proibindo qie qualquer pessoa pedisse algo ou prestasse reverência a qualquer deus ou humano que não fosse ao próprio Rei. O castigo para os que desobedecessem a lei seria a cova dos leões.

Daniel não se curvou à nova regra e seguiu em sua monoteísta veneração a Deus, o que chegou ao conhecimento de Dario. O Rei respeitava Daniel mas além de se sentir impedido de revogar uma lei que ele próprio decretara, ainda demonstrava confiar na salvação do profeta por seu Deus através da fé, conforme havia acontecido e sido relatado nos capítulos anteriores do livro bíblico. Cumprindo-se a lei, Daniel é lançado na cova mas é salvo por um anjo enviado por Deus que fecha as bocas dos leões, preservando-o. No dia seguinte, Dario vai à cova e alegra-se ao certificar-se de que Daniel está a salvo e sem lesão alguma no corpo. O motivo de sua salvação seria, mais uma vez, a sua inabalável fé em Deus.
----------
Possível interpretação:
O título escolhido para a canção da Legião Urbana pode ser uma metáfora para a relação de Renato Russo, homossexual, com a sociedade e seus preconceitos. Leia uma interessante interpretação retirada do site HP da MC, creditada à Cíntia Conrado, onde cada um dos personagens da história de Daniel Na Cova dos Leões teria um correpondente:

"Se a música fala sobre homossexualismo...

Daniel = Renato Russo
Generais = as pessoas que condenam seu homossexualismo.
Decreto = Os homens são obrigados a fazerem sexo apenas com mulheres. Os que infringirem a lei serão condenados ao preconceito. (A serem jogados aos leões)
Anjo = nós (os fãs da banda)
Cilada = Por causa da sua popularidade, Renato era perseguido por ser homossexual.
Leões = A mídia, que acabou calando a boca diante da esmagadora Legião de anjos - fãs."

Onomástica - Daniel
O nome Daniel vem do Hebraico e significa "Deus é Meu Juís". O site Nomes-Br amplia a explicação: o nome Daniel indica uma pessoa que não se preocupara exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la.

----------

Para saber mais:
O capítulo da Bíblia "Daniel na Cova dos Leões"
O capítulo da Bíblia em áudio
Daniel - Wikipedia
Desenhos, para crianças, ilustrando passagens do livro

Marcadores: , ,